Este artigo foi criado pela equipa Bitdefender para uso exclusivo do blog TutoDS

 

A inteligência artificial é um ramo da Ciência da Computação que desenvolve dispositivos capazes de simular a cognição humana.

Pode até parecer um filme de ficção científica ou uma ideia futurista, mas é só parar para observar e percebemos que a inteligência artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas.

Um exemplo muito comum é o Google, capaz de personalizar as suas pesquisas de acordo com seu comportamento e região onde vive. A empresa também divulga constantemente campanhas publicitárias com produtos que tenham sido pesquisados pelos utilizadores.Em 2018, a inteligência artificial deve ganhar avanços ainda maiores e aumentar a presença em todos os setores da sociedade. Por isso, selecionamos algumas das tendências para o próximo este ano. Confira!

Linguagem Mais Humana

Criar um sistema capaz de entender e interagir com a linguagem humana é um dos maiores desafios encontrados pela inteligência artificial.

Isso acontece porque os computadores funcionam através de comandos pré-determinados.

Contudo, a novidade para o ano de 2018 é o início da utilização de chatbots, um novo mecanismo que é capaz de aprender com o que o utilizador fala ou escreve.

Reconhecimento de Emoção

Os mesmos chatbots, que já têm vindo a ser utilizados, mas que ganharão ainda mais força durante o ano de 2018, serão capazes de identificar não apenas as palavras, mas também, as emoções dos utilizadores.

Dessa forma, a interação com a máquina ficará cada vez mais natural e parecida com uma conversa entre pessoas.

Esse mecanismo já está a ser testado e atua no tratamento de pacientes que sofrem de stress pós-traumático.

Reconhecimento Facial nas redes sociais

Atualmente, as tecnologias de reconhecimento facial são utilizadas principalmente por questões de segurança, como ferramenta de combate ao terrorismo, por exemplo.

Contudo, o mecanismo deve se fazer mais presente em situações quotidianas, como nas redes sociais

O Facebook já está a testar uma ferramenta de reconhecimento facial para a recuperação de contas.

Internet das Coisas

Cada vez mais temos dispositivos que se ligam à internet e facilitam a sua utilização. Em alguns casos, os aparelhos podem até executar autonomamente as funções, sem a necessidade de alguém a executar o controlo..

E essa é uma das principais características da inteligência artificial num futuro bem próximo.

Algumas especulações revelam que, em pouco tempo, teremos carros automáticos com a habilidade de se deslocarem nas estradas sem um motorista ao volante.

E isto  apenas um exemplo da infinidade de possibilidades da inteligência artificial.

Mas, com toda essa tecnologia e quantidade de dispositivos ligados à internet, é muito importante lembrar também da segurança. Uma dica de proteção passa por  manter sempre os seus aparelhos atualizados e instalar um antivírus 2018, com soluções modernas e confiáveis para manter a integridade dos seus dados.

Qual é sua opinião sobre os avanços da inteligência artificial? Deixe um comentário!

Imagens: DATA H, Business Insider, Acart Communications, DocPlayer.net.

Nota: Este artigo foi adaptado de PT-BR para PT-PT

 

Deixar uma resposta