Se tens uma página no Facebook, por exemplo, ou um perfil noutras redes sociais, tens diariamente um problema a criação de imagens e, normalmente procuras simplicidade e rapidez na criação dessas imagens. Para isso precisas de ferramentas que te permitam fazer isto sem recorrer a programas mais complicados, como o Adobe Photoshop.

Claro que o Photoshop é uma das melhores ferramentas para a criação de imagens, sejam elas para qualquer efeito, mas nem sempre estás no te computador ou então precisas de algo naquele exato momento.
Para simplificar a tua vida nestas horas de “desespero” deixo te uma dica com algumas ferramentas práticas para a criação das tuas imagens.

Canva

Canva é a primeira ferramenta desta dica e, como tento sempre focar-me, é gratuita. Ao entrares no site desta ferramenta irás logo encontrar presets de medias, ondes tens: redes sociais, apresentação, poster, post Facebook, entre outros.

Após escolheres o preset que queres usar é muito fácil trabalhar com esta ferramenta, podes começar por usar um modelo gratuito e a partir dai alterares os elementos que desejas, ou então começar do zero, adicionar texto, imagens, etc.

O Canva é bastante completa e vai permitir-te fazer imagens com boa qualidade facilmente e rapidamente!

Canva

Pablo

Pablo é outra ferramenta, gratuita e bastante semelhante à anterior, mas com menos ferramentas e o principal objetivo desta ferramenta é as redes sociais.

Ao entrares no site irás encontrar do teu lado esquerdo imagens, que podes pesquisar e adicionar ao teu projeto, tens ainda alguns templates disponíveis, já do lado direito é possível escolher o tamanho da tua foto (Facebook & Twitter, Instragram e Pinterest), filtros, o tipo de texto (header, body ou caption) e ainda a possibilidade de inserires o teu logo.
Quando terminares o teu projeto podes fazer o download do mesmo ou partilha-lo diretamente através do site!

É muito fácil de usar e permite criação de imagens com bastante rapidez.

Pablo

Recite This

Uma ferramenta interessante, visto que permite criar citações com imagens e presets predefinidos, isto é, andes de conseguires fazer alguma coisa terás que introduzir o texto que desejas que apareça na tua imagem, feito isto é só escolher o modelo que desejas.

Recite This é uma boa opção quando precisas de uma imagem rapidamente. O único senão (que se paga pelo uso de uma ferramenta gratuita) é que no final o logo desta ferramenta encontra-se no rodapé. Esta imagem que foi gerada pelo site pode ser publicada a partir do próprio site ou então guarda-la no teu computador/aparelho.

Recite This

Quozio

Muito parecido com a ferramenta anterior, o Quozio permite escolher entre fundos e fontes predefinidas, onde irá aparecer o texto que terás que escolher antes de usares estes modelos predefinidos, uma ferramenta com menos flexibilidade, mas quando precisas de algo rápido, apenas com texto servirá para esse efeito.

Quozio

Be Happy

O Be Happy é a última ferramenta desta dica, e talvez a melhor no que se trate a criar imagens com texto. O Be Happy disponibiliza-te fontes, cores e alguns ícones para adicionares à tua imagem, porém nada de imagem de fundo. Isto é, cria-te uma imagem “clean” apenas com o texto que quiseres, a fonte que achares que fica mais adequada, o pormenor interessante é que podes escrever o texto, por exemplo uma citação, e o autor (que podes inserir) ficará com uma fonte diferente da que usaste nesta citação.

Be Happy

Como podem perceber, talvez a primeira e segunda ferramenta serão as melhores, visto terem mais funcionalidades, porém as outras são mais simples, mas se precisas de algo simples e rápido devem ser suficientes.

Qualquer outra ferramenta deste género que conheças e achas que deveria estar neste artigo deixa nos comentários.
Esta lista pode sempre ser atualizada, eu vou ainda pesquisar outras ferramentas e se encontrar algo interessante farei um novo artigo com essas ferramentas que encontrei!

Deixar uma resposta