Desde a versão do macOS Sierra (se não estou em erro), a Apple removeu do menu “Segurança & Privacidade” a opção “Qualquer Fonte”, o que te permitia instalar e usar aplicações transferidas de qualquer desenvolvedor, mesmo não sendo um desenvolvedor verificado.
Com a “remoção” desta possível escolha, que quando fazes o download de uma aplicação de um desenvolvedor não verificado e tentas executar a mesma recebes uma mensagem a dizer que a mesma está danificada, para a moveres para o Lixo (imagem logo abaixo).
Neste tutorial vou explicar como voltar a ativar a opção “Qualquer Fonte”.

Como ativar a opção “Qualquer fonte” no teu macOS
Para realizar este tutorial apenas vais precisar de utilizar o terminal, pode ser qualquer um, eu por exemplo gosto bastante de utilizar o Hyper e, em breve, trarei um artigo sobre as configurações e plugins que uso neste terminal.
1. Como é óbvio, o primeiro passo é abrir o terminal.
2. Assim que abrires o terminal basta executares o seguinte comando: sudo spctl --master-disable
Agora basta verificares se no menu “Segurança & Privacidade” já se encontra ativa a opção “Qualquer fonte”. Se sim, o processo está terminado e as aplicações serão executadas normalmente.
Caso não esteja, basta clicar no “cadeado” (no canto inferior esquerdo) para desbloquear e, de seguida, selecionar a opção “Qualquer Fonte”.
Tens sugestões de artigos para o TutoDS?
Se tiveres alguma sugestão para o TutoDS, utiliza o formulário de contacto abaixo. Agradecemos todas as sugestões para melhorar o nosso projeto!
[wpforms id=”276″]
Espero que tenhas gostado de mais um tutorial para macOS e caso tenhas alguma dúvida deixa nos comentários.
Bom fim de semana!