Aptoide – Alternativa à Play Store!

0
155

Quem tem um smartphone Android conhece a Play Store, a loja de aplicações da Google e, é sobre uma alternativa à Play Store que se trata esta dica!

Existem “carradas” de opções para quem quer usar outra forma de instalar aplicações sem ser através da Play Store, porém algumas delas não são muito confiáveis e a que eu trago nesta dica é confiável. Estou a falar do Aptoide, uma alternativa gratuita à Play Store que muitos utilizadores já utilizam no seu smartphone.

O Aptoide é uma aplicação que para instalares basta abrires o teu browser, procurar por Aptoide, abrir o site oficial e fazer o download do ficheiro apk, depois é só instalar e irás ter no teu smartphone uma loja de aplicações com milhares de aplicações.

O Aptoide funciona de uma forma bastante simples, basicamente o Aptoide permite que outros utilizadores publiquem os ficheiros apk de aplicações, aplicações estas que são “extraídas” do smartphone deste utilizador. Apesar de todas as aplicações serem gratuitas, existem utilizadores que poderão publicar aplicações com o intuito de infetar os smartphones dos utilizadores, daí recomendo que vejas o feedback da loja e da aplicação.

No entanto, o Aptoide diz ter filtros para limpar o que é publica na plataforma, evitando assim que estas aplicações infetem os smartphones dos utilizadores. Além deste sistema, podes ainda verificar os comentários da aplicação.

Segundo o Aptoide, há um sistema de seis etapas entre o envio e a publicação de uma aplicação, sendo eles:

  • Upload da aplicação;
  • Período de espera;
  • Análise por seis antivírus;
  • Validação de assinatura em comparação com outra loja;
  • Filtragem e classificação através do “motor anti-malware”;
  • Publicação da aplicação para download.

Quando falei que as aplicações são gratuitas estamos a falar de pirataria, porém, a loja diz que não pode controlar o que os utilizadores publicam, mas que estão de acordo com o DMCA.Porém o diretor de operações Álvaro Pinto diz que, se algum desenvolvedor se sentir lesado pela publicação de alguma aplicação no Aptoide, basta contatar a loja para que esta seja removida.

Ainda assim, isto não quer dizer que todas as aplicações que encontras no Aptoide sejam pirataria. No Aptoide podes encontrar aplicações que não seriam publicadas na Play Store devido aos termos da plataforma.

Ainda assim, se procuras uma alternativa de confiança, eu optaria pelo Aptoide.
Espero que esta dica seja útil, tanto para quem procura uma alternativa à Play Store, como para quem procura saber mais alguns detalhes sobre o Aptoide.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Insere aqui o teu nome por favor