Todos conhecemos o Photoshop, e também sabemos que este é pago. Esta dica é para aqueles utilizadores que são contra a pirataria e procuram alternativas grátis ao Photoshop.

São 5 programas gratuitos, que facilmente consegues baixar e instalar sem problema. Vamos ver quais são:

Pixlr

Este é talvez o editor de fotos gratuito mais famoso, o Pixlr permite ao utilizador editar imagens no browser, ou seja, este editor pode ser instalado no computador ou então basta aceder no browser, podendo assim editar as tuas fotografias sem a necessidade de instalar o programa.

A versão que é instalada no computador é diferente da versão online. No computador podemos ver um estilo supostamente mais organizado, mas se estás habituado a usar o Photoshop, vais sentir a falta do menu de ferramentas que está disponível no lado esquerdo do ecrã.

Para alguns utilizadores pode ser um ponto negativo.

Na versão online, por incrível que pareça, encontramos um design muito semelhante ao Photoshop.

Sendo que a grande maioria das ferramentas do Photoshop estão disponíveis nesta versão, com ícones muito semelhantes, facilitando assim a vida ao utilizador que está habituado a usar o software da Adobe.

Pixlr

GIMP

Por muitos o GIMP é considerado o Photoshop “free”, possuindo boas referencias, mas com o seu próprio estilo.

Gimp

Krita

O Krita é outro software gratuito que lembra muito o Photoshop, encontrando um background escuro que lembra muito a versão CS6.

Uma grande funcionalidade deste editor de imagens é o seletor de cores, além de encontrarmos as layers do lado direito e as ferramentas principais do lado esquerdo, tal como encontramos no Photoshop.

Krita

Paint.net

O Paint.net é uma excelente opção, mas tal como pode acontecer nos outros softwares, poderá levar um pouco de tempo até te habituares ao design e às suas ferramentas. Mas as ferramentas são facilmente identificadas, sendo os ícones muito parecidos ao Photoshop.

Paint.net

Polarr

Por último encontramos um software que está disponível para várias plataformas, desde online, mobile, iMac e Windows. O Polarr parece muito com o Adobe Lightroom, permitindo alterar as propriedades das cores sem a necessidade de usar grandes ferramentas.

Polarr

Estas são as alternativas gratuitas ao Photoshop, e por sinal fazem muito bem o seu trabalho.

Se conheces outros programas gratuitas, deixa a tua opinião nos comentários.

Deixar uma resposta