Passado algumas rivalidades, começávamos a acreditar que a Microsoft “se iria tornar amigo” do Linux, eis que surge uma notícia que estragou esta “amizade”. Surgiu a informação que a Lenovo não deixava os utilizadores instalarem Linux nos computadores da marca.

A grande questão instala-se, quem é o culpado? A Microsoft, ou a Lenovo ou os sistemas Linux?

Foi publicado no reddit, por um utilizador usando o nickname de BaronHK, que tentou instalar Linux no seu Lenovo Yoga 900 ISK2 mas não funcionou. Tentou instalar ainda num Yoga 900S e num Yoga 710S, mas sem sucesso.

Este utilizador pegou e foi à loja onde comprou o seu ultrabook, e foi informado que este ultrabook fazia parte do programa “Signature Edition”, neste programa foi implementado um bloqueio na BIOS que não permita a instalação de outro sistema operativo, ou seja, só podia ficar mesmo com o Windows. Esta “politica” faz parte de um acordo entre a empresa Lenovo e a Microsoft.

This system has a Signature Edition of Windows 10 Home installed. It is locked per our agreement with Microsoft

Cassim Ketfi, representante da Lenovo, referiu em declarações ao site TechRepublic, que não existe nenhum bloqueio por parte das duas empresas. Segundo Ketfi, o grande problema encontra-se na falta de suporte à configuração da tecnologia RAID, que é usada na máquina.

O caso foi tornado público e a confusão foi instaurada, verificando-se agora que existem vários utilizadores a sofrerem deste problema, resta saber se para estes utilizadores as declarações por parte da Lenovo são significantes ou não. Resta agora esperar e ver se a Lenovo vai ajudar os seus utilizadores, ou se irá perder utilizadores.

Se és dono de uma máquina Lenovo e tens este problema deixa nos comentários!

FONTEZDNet
Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Fundador do site TutoDS.net, projeto que surgiu passado algum tempo da criação do canal do Youtube. Apaixonado por tecnologia, Android, Design, Eletrónica e tudo o que engloba o mudo da tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Insere aqui o teu nome por favor