Passado algumas rivalidades, começávamos a acreditar que a Microsoft “se iria tornar amigo” do Linux, eis que surge uma notícia que estragou esta “amizade”. Surgiu a informação que a Lenovo não deixava os utilizadores instalarem Linux nos computadores da marca.

A grande questão instala-se, quem é o culpado? A Microsoft, ou a Lenovo ou os sistemas Linux?

Foi publicado no reddit, por um utilizador usando o nickname de BaronHK, que tentou instalar Linux no seu Lenovo Yoga 900 ISK2 mas não funcionou. Tentou instalar ainda num Yoga 900S e num Yoga 710S, mas sem sucesso.

Este utilizador pegou e foi à loja onde comprou o seu ultrabook, e foi informado que este ultrabook fazia parte do programa “Signature Edition”, neste programa foi implementado um bloqueio na BIOS que não permita a instalação de outro sistema operativo, ou seja, só podia ficar mesmo com o Windows. Esta “politica” faz parte de um acordo entre a empresa Lenovo e a Microsoft.

This system has a Signature Edition of Windows 10 Home installed. It is locked per our agreement with Microsoft

lenovo-declaracao

Cassim Ketfi, representante da Lenovo, referiu em declarações ao site TechRepublic, que não existe nenhum bloqueio por parte das duas empresas. Segundo Ketfi, o grande problema encontra-se na falta de suporte à configuração da tecnologia RAID, que é usada na máquina.

O caso foi tornado público e a confusão foi instaurada, verificando-se agora que existem vários utilizadores a sofrerem deste problema, resta saber se para estes utilizadores as declarações por parte da Lenovo são significantes ou não. Resta agora esperar e ver se a Lenovo vai ajudar os seus utilizadores, ou se irá perder utilizadores.

Se és dono de uma máquina Lenovo e tens este problema deixa nos comentários!

FONTEZDNet
Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Youtuber e amante de tecnologia! Comecei com o Youtube e agora avancei para a criação deste site com o objectivo de partilhar notícias, dicas, tutoriais, tudo ligado ao ramo da tecnologia!

Deixar uma resposta