Este será o tutorial a explicar o próximo passo para quem deseja instalar uma ROM num aparelho Xiaomi, lembrando que este foi o processo que eu fiz para instalar a ROM da Xiaomi.eu no Redmi Pro. Para quem não sabe, o Redmi Pro apenas traz 2 idiomas, o inglês e o chinês.

Para instalar uma ROM ou fazer root num aparelho Xiaomi precisam de desbloquear o bootloader, a não ser que este venha já desbloqueado (o que é raro). Por exemplo, o Redmi Pro, vem de origem com apenas 2 idiomas, a...

Para instalar a ROM da Xiaomi.eu vamos precisar de um custom recovery, que neste caso iremos usar o TWRP, todos os ficheiros que vais precisar vão estar no fundo do artigo, para além do TWRP é também necessário instalar o programa “Minimal ADB and Fastboot”.

Lembrando que todos os processos são por tua conta e risco.

Primeiro vamos começar por instalar o “Minimal ADB and Fastboot”, a instalação é simples, resumindo é seguinte até ao fim.
Depois vamos baixar para o nosso computador o ficheiro .img do TWRP, vamos mudar o nome deste ficheiro para twrp, facilitando assim na hora de fazer o restante processo.

Assim que tenhamos o ficheiro no ambiente de trabalho ou noutro local onde queiram, vamos coloca-lo (já com o nome alterado) na pasta do “Minimal ADB and Fastboot” (que fica em: “C:\Program Files (x86)\Minimal ADB and Fastboot”).

Ainda dentro da pasta do “Minimal ADB and Fastboot” vamos segurar a tecla SHIFT e clicar no botão direito do rato e de seguida escolher a opção “Abrir janela de comando aqui”.

Para fazer o restante processo é necessário ligar o smartphone no modo Fastboot, para isso com o smartphone desligado seguramos a tecla Volume (-) e clicamos no botão Power. Após ligarmos o smartphone no modo Fastboot vamos conecta-lo ao computador via cabo USB.

Agora no computador, a janela preta que abriu (no processo do “Minimal ADB and Fastboot”), vamos escrever (já com o smartphone ligado ao computador): “fastboot devices”; deverá aparecer uma mensagem deste estilo: “9HSSRG55DIWCYPVC                  fastboot”; variando os números e as letras.

De seguida vamos inserir o código: “fastboot flash recovery twrp.img”; lembrando que o twrp.img é o ficheiro do TWRP.

Agora para entrarmos diretamente no recovery sem ser necessário desligar o smartphone e liga-lo com a combinação de teclas escrevemos (ainda na “janela preta”): “fastboot boot twrp.img”.

Este ultimo passo demora um pouco, mas o smartphone irá iniciar logo no recovery. Provavelmente o TWRP irá aparecer em chinês, mas não tem problema, para alterar o idioma basta clicar no botão no canto inferior direito e irá aparecer uma lista com todos os idiomas. Depois do idioma escolhido basta arrastar a seta para o lado, que se não me engano, tem o seguinte texto: “Swipe to continue”.

Clica nas imagens para veres em tamanho maior

No próximo artigo irei explicar como fazer a instalação da ROM da Xiaomi.eu no Redmi Pro, mas o processo para os outros aparelhos deverá ser idêntico se não for igual (mudando apenas os ficheiros).

Lembrando que todo este processo é por tua conta e risco.

Nota: é aconselhável por algumas pessoas instalar a ROM Developers China antes de instalar o TWRP, porém eu não fiz, instalei com a ROM Stock. Podes também precisar de ativar a “Depuração USB” para isso terás que ir nas “Definições de Desenvolvedor”.

Como ativar depuração USB (em inglês)

Qualquer dúvida deixa nos comentários, irei ajudar naquilo que conseguir.

Deixar uma resposta