A ASUS revela que durante o primeiro semestre de 2016 o seu software de segurança de rede – AiProtection – uma funcionalidade presente em routers ASUS selecionados – neutralizou quase cinco milhões de ameaças baseadas na Internet e bloqueou quase 150 milhões de tentativas de visita a websites com ameaças escondidas à segurança. Estes números representam uma média diária de aproximadamente 1,5 ataques e riscos neutralizados em cada router com AiProtection.

O AiProtection é um software de segurança desenvolvido em resposta às necessidades de segurança das redes domésticas dos dias de hoje. Incorpora tecnologia avançada da Trend Micro™ — incluindo pela primeira vez no mundo uma tecnologia de prevenção de intrusão de nível empresarial – para detetar, bloquear e neutralizar ameaças à segurança em redes domésticas. O AiProtection pode impedir que dispositivos infetados – mesmo os que não contam com capacidades antivírus/malware, como da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) — enviem informações pessoais para servidores web maliciosos. A proteção proativa garantida pelo AiProtection é ainda uma funcionalidade chave que ajuda a defender a rede de dispositivos que não contem com proteções de segurança, ou que tenham essas proteções desatualizadas.

Com as mais recentes ameaças associadas a dispositivos inteligentes de IoT, os routers domésticos são cada vez mais o ponto fulcral de segurança de rede. Os tradicionais vetores de segurança, como as infeções de vírus e de malware são agora aumentados por ciberameaças mais sérias, como o ransomware, o phishing e outros ataques de engenharia social que têm como objetivo o roubo ou extorsão de dinheiro ou o comprometimento dos dados pessoais dos utilizadores. O AiProtection garante proativamente uma rede doméstica segura através da aplicação de tecnologia de nível empresarial, bloqueando ativamente websites maliciosos, ligações entre dispositivos infetados e servidores maliciosos, e facultando auditoria de segurança à rede doméstica.

Tecnologia de nível empresarial

O ASUS AiProtection inclui um sistema de prevenção de intrusão (IPS). Este sistema oferece um sofisticado motor Deep Packet Inspection (DPI) para analisar o conteúdo de todos os pacotes de dados que entram ou saem da rede doméstica, e bloqueiam quaisquer pacotes maliciosos ou suspeitos, independentemente do equipamento onde têm origem.

O AiProtection é atualizado automaticamente com updates agendados e de reação rápida, assegurando assim uma proteção atualizada a os dispositivos dos utilizadores.

Durante a primeira metade de 2016, a análise da atividade do ASUS AiProtection na base instalada de routers da marca indicou que houve lugar à prevenção contra quase cinco milhões de ataques baseados na Internet, o que representa uma média superior a 1,5 ataques por dia em cada router com AiProtection.

Bloqueia websites maliciosos

O ASUS AiProtection incorpora os Trend Micro Web Reputation Services (WRS) baseados na cloud, que intercetam pedidos de URL e verificam esses pedidos junto da base de dados WRS antes de permitir o acesso. Se se descobrir que o URL é malicioso, ele é bloqueado, protegendo o utilizador de potenciais ameaças.

De acordo com a Trend Micro, 76% do ransonware é viabilizado através de email de spam. Os links para os sites maliciosos contidos nesses emails, ou publicados noutros websites perigosos, são uma das principais fontes de infeções por ransomware.

A escala do problema é testemunhada pelo facto de, num só dia, o AiProtection ter bloqueado mais de 800.000 pedidos de acesso a sites maliciosos.

Bloqueia dispositivos infetados

Os equipamentos infetados ligados a uma rede podem funcionar como portas de entrada para permitir que outros dispositivos da rede sejam infetados, ou para ajudar a facultar dados privados a servidores externos. O ASUS AiProtection deteta dispositivos infetados e impede que comprometam a rede local. Além disso, quebra quaisquer conexões externas suspeitas. Os utilizadores são imediatamente notificados através de e-mail se tal acontecer para que possam tomar as devidas ações de precaução e alerta.

Fácil auditoria da rede doméstica

O ASUS AiProtection oferece ainda uma forma simples de verificação do nível geral de segurança da rede doméstica. O sistema faz uma auditoria a 14 definições do router e alerta os utilizadores para potenciais riscos, além de recomendar formas de resolução dos problemas identificados.

Modelos com AiProtection:

GT-AC5300 | RT-AC88U | RT-AC68U | RT-AC5300 | RT-AC3100 | RT-AC87U | RT-AC3200 | RT-AC1900P | RT-AC1900 | RT-AC66U B1 | RT-AC85U | RT-AC56U | DSL-AC68U

 

 

DISPONIBILIDADE E PREÇO

O software de segurança de rede AiProtection está disponível em Portugal com PVP recomendado desde 137.90€.

Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Fundador do site TutoDS.net, projeto que surgiu passado algum tempo da criação do canal do Youtube. Apaixonado por tecnologia, Android, Design, Eletrónica e tudo o que engloba o mudo da tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Insere aqui o teu nome por favor