Review Phanteks Enthoo Pro – Caixa Full ATX

0
1176

Se procuras uma caixa full ATX a Phanteks Enthoo Pro pode ser o que procuras. Uma caixa que para alem de bonita tem um preço razoável quando comparada a outras caixas full ATX.

A Phanteks é conhecida por se destacar no design das suas caixas para computadores, mas vamos analisar mais em detalhe esta caixa.

Especificações

Embalagem

Na parte frontal da caixa, a de papelão, encontramos a marca, o nome da caixa e ainda um desenho da mesma. Na parte traseira encontramos um desenho detalhado de todas as partes da caixa, mostrando quantas ventoinhas esta caixa suporta, o numero de discos que é possível instalar, entre outros detalhes. Em ambas as laterais encontramos especificações da caixa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Design

O design da Phanteks Enthoo Pro é muito bonito, tendo toda a caixa um estilo de aço escovado, tendo uma janela em acrílico que possibilita a visualização dos componentes principais, por assim dizer, ou seja, motherboard, gráfica e cooler, encontrando ainda uma pequena janela em acrílico onde aparece o logo da marca, Phanteks.

A rede que encontramos tanto na parte frontal como na parte superior é em metal, ou alumínio (não sou muito bom a distinguir os tipos :-P). Na parte frontal estão disponíveis 3 baias de 5.25” para a instalação de drivers de CD/DVD, leitores de cartões, etc, as portas USB e as entradas de jack 3.5mm estão tapadas por uma tampa de plástico, ambas as tampas (tanto das baías como a que tapa as portas USB) são de plástico imitando o aço escovado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Temos disponíveis duas portas USB 3.0 e outras duas USB 2.0, um jack 3.5mm para os auscultadores e outro para o microfone, e ainda um pequeno botão para reiniciar o computador à “pressão”, como se costuma dizer.

Na parte superior encontramos o botão de power com um estilo muito elegante, sendo retangular com as bordas redondas e um led branco a toda a volta do botão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um ponto que adorei nesta caixa é a tampa que tapa a fonte e os repetitivos cabos, o que é uma grande vantagem, isto porque o calor emitido pela fonte não passa para os respetivos componentes. Outro ponto que adorei são as abraçadeiras de flecro que estão disponíveis para a organização dos cabos na parte traseira, e por falar em cabos temos disponível cerca de 27mm para esta organização.

Ventoinhas

A nível de ventoinhas esta caixa permite uma ventilação formidável, suportando na parte frontal 2 ventoinhas de 120mm, no topo 3 ventoinhas de 120mm, na parte traseira 1 de 120mm ou 1 de 140mm, no fundo 2 de 120mm, sendo ainda possível adicionar ainda mais 2 de 120 mm na parte dos discos.

Ou seja, esta caixa possibilita a instalação de radiadores de 240mm na parte frontal, radiadores de 360mm no topo, no fundo radiadores de 240mm e na parte traseira radiadores de 120mm. Uma caixa ideal para os amantes de WaterCooling.

Nota: eu falei em ventoinhas de 120mm por serem as mais usadas, mas podem ver na imagem das especificações que permite também outros tamanhos.

Discos

A Phanteks Enthoo Pro permite a instalação de 8 discos, possibilitando a instalação de 6 SSD’s ou HDD’s nas “Cages” para esse efeito e ainda a instalação de 2 SSD’s nos brackets disponíveis, mas para a instalação de 2 SSD’s nestes brackets será necessário a aquisição de 1 bracket, uma vez que a caixa só traz incluído 1 bracket.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dimensões de Placas Gráficas e Coolers

Vamos falar num ponto que é preciso ter em atenção, esta caixa permite a instalação de placas gráficas com um cumprimento até 347mm, mas ao retirar as cages para os HDD’s possibilita gráficas até 472mm.

No que toca aos coolers, é possível instalar coolers até 193mm, o que na minha opinião é mais que suficiente.

Peso & Compatibilidade com Motherboards

A Enthoo Pro vazia pesa cerca de 14KG, o que é um pouco pesada, mas temos que considerar que estamos a falar de uma caixa Full ATX.

Em relação às motherboards, podemos instalar motherboards Full ATX, ATX, micro-ATX e mini-ITX, ou seja, todos os tamanhos de motherboards.

Acessórios

Normalmente a caixa dos acessórios é uma simples caixa de cartão, mas na Enthoo Pro, os acessórios vem numa caixa de cartão e os parafusos numa caixa de plástico devidamente separados e organizados, dentro desta caixa de cartão encontramos o papel da garantia e o manual de utilizador, abraçadeiras das normais e das de flecro.

Outro acessório muito útil que já vem incluído é o hub para ligar todas as ventoinhas, que se não estou enganado permite a ligação de 6 ventoinhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu adorei esta caixa e recomendo vivamente a quem precisar de uma caixa full ATX, pois vai encontrar uma caixa de grande qualidade. Eu antes da Phanteks Enthoo Pro tive uma Cooler Master CM690III, mas precisava de uma caixa Full ATX devido a ter pouco espaço.

REVIEW GERAL
Design
10
Organização dos Cabos
10
Peso
8
Compatibilidade com Coolers & Water Cooling
9
Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Amante de tecnologia desde pequeno, e como amante desta área decidi começar pelo canal do Youtube e depois investir neste projeto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Insere aqui o teu nome por favor