Review Devolo dLan 1200+ Starter Kit

0
450

Precisas de “esticar” a tua ligação à internet por cabo ou por WiFi? A Devolo tem a solução ideal com o kit dLan 1200+ Starter Kit, kit este que permite passar um cabo de rede através da rede elétrica, sim, ou seja, basta ligares um cabo de rede ao primeiro adaptador e depois ligares o cabo de rede do teu computador ao segundo adaptar, e temos magia. Mas vamos passar à analise deste kit.

Como não podia faltar, deixo o meu grande agradecimento à Devolo por me facultar este kit para testes, aqui fica o meu obrigado!

Começamos pela caixa, pois é o que encontramos logo ao início. Na frente da caixa encontramos uma imagem dos dois aparelhos e a frase “Devolo STOPs WI-FI Problems”. Encontramos ainda algumas especificações dos aparelhos.

Nas laterais encontramos uma imagem a representar vários exemplos onde podemos usar estes aparelhos. Na outra lateral temos um diagrama a explicar cada parte deste aparelho e ainda o conteúdo da embalagem.

Na parte traseira da caixa encontramos uma imagem de uma casa em que temos presente a instalação deste kit, sendo uma casa de 3 andares, estando o router no rés do chão e o primeiro adaptador, e o segundo aparelho está no terceiro andar, e ainda como podem ser usados estes adaptadores em várias línguas.

Ao retirar a caixa principal, sendo esta uma caixa feita de um cartão menos resistente, encontramos uma segunda caixa, esta de um cartão resistente e duro para proteger de possíveis quedas durante o transporte. Assim que abrimos a segunda caixa encontramos logo o manual de instruções, onde encontramos toda a informação necessária para a instalação deste kit. Depois temos o Starter Kit, um cabo de rede RJ45 e os respetivos papeis da garantia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A instalação do Starter Kit da Devolo é bastante simples, basicamente é ligar à corrente e ligar os respetivos cabos de rede e já está!

Mas, vamos por passos. É necessário anotar o Security ID, o MAC address e ainda a chave Wi-Fi que se encontra nos aparelhos, antes de liga-los à corrente elétrica.

Este Starter Kit tem ainda a possibilidade de “clonar” uma rede Wireless, ou seja, é possível (embora ainda não o tenha feito) ter apenas uma rede, isto é, o poweline permite que a rede Wi-Fi que ele transmite seja a mesma que a do vosso router, basicamente serve como um repetidor.

A instalação, para termos Internet por cabo, é bastante fácil tal como já referi, apenas é necessário ligar o cabo de rede que sai do router ao primeiro adaptador (adaptador que apenas tem uma porta RJ45) e ligar à corrente elétrica, depois é necessário ligar o segundo adaptador também à rede elétrica, e se conectarmos o cabo de rede ao nosso computador iremos que verificar que passado (aproximadamente) 1 minuto iremos ter Internet.

O Devolo Cockpit é um software da Devolo que permite monitorar todos os aparelhos dLan que estão ligados, tendo ainda acesso a várias opções de configuração para cada adaptador.

Não é necessário utilizar este software, mas em alguns casos pode ser bastante útil, pois conseguimos ter acesso a vária informação, como por exemplo a largura de banda.

No meu caso, eu possuo um router 4G da Vodafone, ou seja, o sinal é influenciado também pelo o local, daí este Starter Kit veio tornar-se muito útil.

A diferença de velocidade foi enorme, deixando o teste após a instalação do Devolo dLan 1200+ (esqueci-me de tirar o teste anterior), mas posso-vos dizer que passei de uma velocidade de download de 4MB/s para uma velocidade superior a 10MB/s.

No meu caso, eu possuo um router 4G da Vodafone, ou seja, o sinal é influenciado também pelo o local, daí este Starter Kit veio tornar-se muito útil.

A diferença de velocidade foi enorme, deixando o teste após a instalação do Devolo dLan 1200+ (esqueci-me de tirar o teste anterior), mas posso-vos dizer que passei de uma velocidade de download de 4MB/s para uma velocidade superior a 10MB/s.

Na minha opinião, resumo este Starter Kit em apenas algumas palavras, fantástico, ótimo, muito útil. Se tens problemas com a tua rede Wi-Fi porque não chega para a casa toda, ou precisas de ter um cabo Ethernet numa parte da casa, mas terias que andar a passar um cabo enorme, a Devolo tem a solução ideal com o dLan 1200+.

O preço deste kit ronda os 189€, mas para as funcionalidades que o kit oferece, acho que vale muito a pena.

REVIEW GERAL
Facilidade de Instalação
10
Preço
8
Desempenho
10
Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Youtuber e amante de tecnologia! Comecei com o Youtube e agora avancei para a criação deste site com o objectivo de partilhar notícias, dicas, tutoriais, tudo ligado ao ramo da tecnologia!

Deixar uma resposta