A possibilidade de os utilizadores limparem o seu sistema operativo começou no Windows 8, facilitando a vida aos utilizadores uma vez que não teriam de realizar uma verdadeira reinstalação.

Após esta funcionalidade se revelar bastante útil para repor o Windows 10, a Microsoft decidiu melhora-la, adicionando assim mais uma opção.

A reinstalação nos dias de hoje é um processo bastante simples para os utilizadores, sem precisarem de uma pen USB ou DVD com Windows, bastando “meia dúzia” de cliques.

Para já esta novidade só se encontra disponível nas builds do programa Insider, mas quando chegar às restantes versões vai facilitar a vida a muitos utilizadores.

No lugar da normal reposição, surge a opção “Clean up and update this PC”, isto com apenas um simples comando. Tal como percebemos pelo nome, esta nova funcionalidade permite ao utilizador repor o Windows 10, sendo todos os ficheiros eliminados e, atualizando o Windows para a versão mais atual.

O comando pode ser executado através de uma janela de DOS e é o seguinte:

systemreset -cleanpc

Após o comando é apresentada uma nova janela de reposição, que explica aos utilizadores o que vai ser feito.

Após o uso desta opção, e cerca de 20 minutos depois, o Windows 10 manterá todos os ficheiros do utilizador, sendo excluídas todas as aplicações, com a exceção (como é óbvio) das aplicações nativas do Windows, o Windows 10 será também atualizado para a versão mais recente.

A grande diferença encontra-se na possível remoção total dos ficheiros ou então mante-los, excluindo apenas as aplicações, e a atualização para a mais recente versão garante queo processo não tenha que ser realizado pelo utilizador.

Esta nova funcionalidade só chegara aos utilizadores na atualização Windows 10 Creators Update, algo que deve acontecer no inicio do próximo ano.

FONTEPplware
Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Youtuber e amante de tecnologia! Comecei com o Youtube e agora avancei para a criação deste site com o objectivo de partilhar notícias, dicas, tutoriais, tudo ligado ao ramo da tecnologia!

Deixar uma resposta