Quem tem Android já deve ter ouvido falar na CyanogenMod, sendo uma das ROMs personalizadas mais conhecidos e, também das mais utilizadas. Esta “Custom ROM” conta com um conjunto de opções e com um nível de personalização que não conseguimos encontrar em ROMs stock (de origem).

Infelizmente, principalmente para os amantes da personalização Android, o projeto da CyanogenMod irá terminar no próximo dia 31 de dezembro, ou seja, não existiram mais destas ROMs para Android.

Após alguns rumores, a equipa responsável por este projeto confirmou que os seus serviços e o desenvolvimento destas ROMs irão terminar, tanto as versões nightlies como as versões estáveis.

O código fonte destas ROMs continuará disponível para quem quiser “meter mãos ao trabalho” e desenvolver a sua própria ROM.

Apesar de continuarem a exister outras “Custom ROMs”, está é uma má noticia para o mundo Android, pois estamos a falar na ROM personalizada mais popular.

O projeto CyanogenMod contava já com uma grande quantidade de programadores, com o objetivo de conseguirem o melhor desempenho possível dos diversos dispositivos suportados. Apesar da lista dos aparelhos suportados não ser basta, existiam várias versões não oficiais para muitos modelos, sendo estas obtidas através da recompilação destas ROMs.

E tu, qual é a tua opinião sobre o encerramento deste projeto? Deixa a tua opinião nos comentários.

Deixar uma resposta