Um ponto bastante positivo do Android quando comparado ao iOS, é o nível de personalização que este oferece ao utilizador. Um dos pontos mais alterados é o launcher, a parte bonita do Android, mas encontras milhares de launchers na Play Store, ficando na duvida qual utilizar, qual o mais rápido, qual tem mais funcionalidades, …

Então na dica de hoje ficam alguns launchers, talvez os melhores, mas vai depender de utilizador para utilizador. Por tanto se adoras personalizar o teu Android fica atento!

Google Now Launcher – Cara Lavada!

Se um ponto que tens em consideração na hora de escolher o launcher a utilizar é um visual limpo, o Google Now Launcher tem o que procuras, aproximando-se o mais possível ao Android puro. Agora com o lançamento dos smartphones Pixel, a Google lançou o Pixel Launcher, muito idêntico ao Google Now Launcher, mas com algumas funcionalidades dos Pixel.

Este vem instalado em todos os aparelhos Nexus e, também em alguns Motorolas.

Digamos que é um launcher prático e simples, não oferecendo uma grande personalização no que toca a temas, etc.

Google Now Launcher
Google Now Launcher
Developer: Google LLC
Price: Free

Nova Launcher – Cara Lavada com alguma Personalização!

Continuamos com uma “cara lavada”, mas já encontramos mais personalização que no Google Launcher. O Nova Launcher é bastante popular devido à grande oferta de opções de animação, formas de visualizar as pastas e mesmo como se comportara o ecrã principal.

Trocar o estilo dos ícones é possível com este launcher e, é um processo muito simples tal como a troca do papel de parede, permitindo ainda a instalação de temas, de forma a colocar ao gosto do utilizador. Uma ferramenta muito interessante é a integração com o Google Drive, fazendo um backup de todas as alterações que o utilizador fez, ficando estas armazenadas na cloud e a melhor parte é que a qualquer momento podes restaurar e fica tudo como estava.

Nova Launcher
Nova Launcher
Price: Free

Action Launcher – Personalização à seria!

Pretendes um launcher com muita personalização? Então o Action Launcher é o que procuras, possuindo na mesma um visual “limpo”. O Action conta com funcionalidades como a troca da barra de aplicações com simples gestos, sendo possível colocar gestos para abrir por exemplo aplicações.

Suporta temas e conta com um visual semelhante ao Android 7.1. Conta com bastantes temas disponíveis e, ao trocar de tema o papel de parede e os ícones troca automaticamente, é até possível trocar a cor da barra de pesquisa do Google ou então alterar a cor de fundo das pastas. Tudo isto e mais algumas funcionalidades neste launcher.

Apex Launcher – Recursos para tudo!

Agora encontramos um launcher muito parecido com o anterior. Continuando com um visual “limpo”, mas com a adição de várias opções de personalização, desde trocar a animação ao trocar de ecrã, possibilita a criação de mais do que uma barra de aplicações, entre outras funcionalidades.

Existem muitos temas disponíveis na Play Store disponíveis e compatíveis com este launcher, mas os temas não é só, pois conta com suporte para quase todos os ícones, vejam eles da Play Store ou de outra loja de aplicações. Um ponto interessante é a possibilidade de trocar o nome de alguns ícones.

Este launcher permite ao utilizador ter até nove ecrãs e sete ícones por barra de aplicações, podendo ter até cinco paginas para paginação. És daqueles utilizadores que não gosta da barra de pesquisa do Google lá no topo do ecrã, eu pessoalmente sou desses utilizadores, este launcher permite ao utilizador remover esta mesma barra.

A melhor forma de conheceres as restantes funcionalidades deste launcher será mesmo instalando-o no teu aparelho e estuda-lo ao máximo, pois acredita tem muita coisa para descobrires.

Apex Launcher
Apex Launcher
Developer: Android Does
Price: Free

Arrow Launcher – A diferença chegou!

Queres rir-te um pouco? Então fica a saber que este launcher foi desenvolvido pela Microsoft, sim isso mesmo, mas atenção desenvolveu um launcher muito criativo e diferente dos outros launchers. O Arrow Launcher tem como ideologia criar um ecrã inicial onde estarão todas as aplicações, sendo ainda possível adicionar mais ecrãs com outros detalhes, por exemplo um ecrã dedicado aos contactos ou dedicado às tuas notas.

Esta diferença vai levar a que tu percas alguns minutos a configura-lo e colocando tudo como desejas. Este launcher tem uma particularidade em comparação com os outros, mas atenção trabalha com um visual simples e com poucas texturas.

Microsoft Launcher
Microsoft Launcher
Price: Free

Só referir dois pontos importantes para não causar confusão, quando falo em barra de aplicações refiro-me à dock que encontramos na parte inferior onde normalmente colocamos o “Telefone”, os “Contactos”, o “Browser”, etc. Já quando falo em ecrãs refiro-me aos ecrãs onde podemos colocar as aplicações que mais utilizamos, tendo normalmente uma principal onde colocamos o relógio, etc.

Espero que esta dica seja útil para ti na ajuda da escolha de um launcher para personalizares o teu Android

Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS

Fundador do site TutoDS.net, projeto que surgiu passado algum tempo da criação do canal do Youtube.
Apaixonado por tecnologia, Android, Design, Eletrónica e tudo o que engloba o mudo da tecnologia.

Deixar uma resposta