Para instalar uma ROM ou fazer root num aparelho Xiaomi precisam de desbloquear o bootloader, a não ser que este venha já desbloqueado (o que é raro).

Por exemplo, o Redmi Pro, vem de origem com apenas 2 idiomas, a não ser que compres alguma versão que já traga a ROM internacional, e para colocar o idioma português é necessário instalar a ROM Xiaomi.eu. Este tutorial surge após a possibilidade de testar o Redmi Pro e instalar a ROM da Xiaomi.eu, contudo o aparelho não era meu e não tive a oportunidade de fazer o tutorial em vídeo.

Vamos ver o que é necessário para desbloquear o bootloader, o processo é relativamente simples.

Para desbloquear o bootloader é necessário pedir autorização à Xiaomi, para isso teremos que aceder a este site, e iniciar a sessão com a tua conta Mi. Caso não tenhas conta é necessário criar.

É preciso ter agora atenção em relação à conta, pois esta conta Mi terá que estar também ligada no aparelho em que desejam desbloquear o bootloader.

Depois irá aparecer um formulário, onde irão precisar de preencher os seguintes dados: nome, indicador de país (Portugal é +351), número de telemóvel e uma descrição do motivo pelo qual querem desbloquear o bootloader.

O número de telemóvel é necessário pois será onde irão receber a mensagem a dizer que o vosso pedido de desbloqueio foi aceite. Este pedido normalmente leva 2 a 3 dias, no meu caso levou 3 dias.

No motivo é necessário colocar a mensagem em inglês, e podem colocar algo como: “It’s my phone and I want to unlock it.”; “Hello friends of Xiaomi. I have knowledge in using smarphones and need to use an application for work that requires root. I wish I could use my smartphone with all the power and quality I know it has. Thank you for understanding and agility. Thank you very much”. Ou então dá um bom uso ao Google tradutor e coloca uma breve mensagem a explicar o teu motivo.

Por fim terás que marcar a caixa e clicar no botão. Logo após carregares no botão irás receber um SMS com um código de confirmação.

Resta esperar que o teu pedido seja aceite, quando o teu pedido for aceite receberás um SMS a dizer que o pedido foi aceite, só depois de receberes o a confirmação de que o teu pedido foi aceite é que podes avançar para o passo seguinte.

Depois será necessário aceder novamente ao site, e fazer o download do Mi Flash Unlock.

Vamos iniciar o Mi Flash Unlock fazer o login e avançar, lembrando novamente que o login terá que ser o mesmo com que fizeram o pedido e também terás que ter essa conta ligado no teu smartphone.

Agora é necessário desligar o aparelho e inicia-lo no modo fastboot (antes de desligares confirma se a conta Mi é a mesma que utilizaste para pedir o desbloqueio), para isso basta ligar o telemóvel pressionando as teclas: Volume (-) e Power.

Agora apenas precisas de ligar o teu smartphone ao computador via cabo USB e clicar no botão “Unlock” que aparece no programa Mi Flash Unlock.

Espero que este tutorial tenha sido útil, o próximo tutorial será como instalar a ROM da Xiaomi.eu no Redmi Pro.   

Deixar uma resposta