O Chrome no Windows não possui uma caixa de diálogo de aviso embutida antes de o fechar. Mas isso é possível, vê como nesta dica!

Esta dica varia de pessoa para pessoa, eu pessoalmente não gosto de browsers que colocam uma caixa de diálogo a avisar que este será fechado, mas que estão várias abas abertas. No entanto, existem muitas pessoas que gostam desta funcionalidade, especialmente quando estão dezenas de abas abertas. Infelizmente para esses utilizadores, o Chrome não oferece esta caixa de aviso no Windows.

Mas existe uma solução rápida, e essa solução estará nesta dica. Digamos que é tipo um hack, mas funciona.

Para isso basta abrir o site Prevent Close, desenvolvido por Michael Armbruster na Alemanha. Este site usa JavaScript para mostrar uma caixa de diálogo que pergunta se tem certeza que deseja sair.

A ideia é deixar sempre essa aba aberta no Chrome. Então, quando ao clicar no “X” para fechar, este site lança uma caixa de diálogo onde pergunta se tem certeza que deseja sair dessa página. Caso cliques na opção “Ficar“, a janela do browser não será fechada, caso clique em “Sair“, o Chrome vai fechar.

Para tornar mais fácil a utilização do site, recomenda-se fixar na barra de favoritos. Dessa forma, toda vez que precisares de o utilizar estará disponível facilmente.

Se ficaste com “a pulga atrás da orelha” sobre esta questão, a melhor explicação que encontrei foi num post do fórum de Ajuda do Google Chrome. A falta deste “recurso” é uma escolha filosófica. O Google está focado em tornar o Chrome tão rápido e simples quanto possível, o que significa eliminar atributos externos. Aparentemente esta caixa de dialogo faz parte desses atributos. O Chrome tem uma opção para ativar esta caixa de diálogo no Mac OS, devido à forma como os atalhos de teclado para fechar janelas e guias funcionam nessa plataforma.

Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Fundador do site TutoDS.net, projeto que surgiu passado algum tempo da criação do canal do Youtube. Apaixonado por tecnologia, Android, Design, Eletrónica e tudo o que engloba o mudo da tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Insere aqui o teu nome por favor