Cada vez mais encontramos mais memoria interna nos smartphones, e alguns ainda aceitam cartões microSD. Isto por um lado é bom, podemos armazenar todas as fotografias que tiramos, musicas, etc, mas por vezes basta poucos cliques para apagar tudo. Mas vamos ter calma, pois nem tudo esta perdido.

Existem aplicações que permitem ao utilizador recuperar ficheiros que este eliminou, mas é necessário ter root no smartphone, esta pode ser ou não uma desvantagem, ficando ao critério de cada utilizador.

Para recuperar ficheiros eliminados temos duas aplicações, sendo elas o DiskDigger e o Undeleter for Roor Users. Ambas as aplicações contam com um funcionamento muito idêntico, e com uma interface simples de usar. O DiskDigger conta com uma opção que permite ao utilizador procurar ficheiros eliminados no cartão microSD.

O DiskDigger é bastante simples de usar, basta abrir a aplicação e carregar na opção “Scan” ou, se a aplicação estiver em brasileiro, “Iniciar varredura integral”, e mal esta procura termine serão listados todos os ficheiros que foram encontrados e que é possível recupera-los. Para recuperar os ficheiros apenas é necessário seleciona-los e clicar em “Recuperar”, depois a aplicação pergunta ao utilizador onde este deseja guardar os ficheiros recuperados. Uma funcionalidade muito interessante desta aplicação, é a possibilidade de guardar os ficheiros recuperados na Dropbox, Google Drive e no Gmail.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Undeleter é muito semelhante, a grande diferença está que, em quanto o DiskDigger pergunta ao utilizador onde este quer guardar os ficheiros recuperados, o Undeleter recupera os ficheiros para a mesma localização onde estes estavam guardados.

Atenção, esta são apenas duas aplicações, existem muitas outras aplicações para o mesmo efeito. Caso conheças alguma aplicação melhor, ou que aches útil, deixa nos comentários.

Se não queres utilizar estas aplicações podes tentar utilizar o Recuva, escolhendo o aparelho para fazer a procura por ficheiros eliminados. Mas, se tiveres muitos ficheiros armazenados no cartão microSD, o Recuva pode demorar muito tempo a concluir a procura.

Espero que esta dica seja útil para ti, mas não te esqueças de deixar a tua opinião nos comentários!

Undeleter Recover Files & Data
Undeleter Recover Files & Data

Deixar uma resposta