Como alterar o DNS no Windows

2
1228

Este tutorial explica como alterar o DNS, e usar o DNS da Google num equipamento com Windows, mas vamos lá.

Para começar vamos abrir o “Painel de Controlo” e, de seguida escolhemos o “Centro de Rede e Partilha”. Neste menu vamos escolher a segunda opção que aparece na lateral esquerda, “Alterar definições da placa”.

Agora um ponto muito importante, eu nas imagens mostro a fazer apenas para a placa de rede, mas para computadores com placa de rede (para cabo de rede) e placa Wi-Fi, o processo terá que ser repetido na placa Wi-Fi, sendo exatamente o mesmo processo.

Vamos carregar com o botão direito em cima da placa de rede desejada e, de seguida escolhemos “Propriedades”. Após este clique irá abrir uma janela com várias informações, mas o que nos interessa para este tutorial é a informação “Protocolo IP versão 4 (TCP/IPv4)”e “Protocolo IP versão 6 (TCP/IPv6)”.

Primeiro escolhemos o “Protocolo IP versão 4” e carregamos em “Propriedades”, e na janela que irá abrir vamos marcar a opção “Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS:”. Agora se fores utilizar o DNS da Google, no campo “Servidor DNS Preferido” vamos colocar (tal como mostra na imagem): 8.8.8.8; no campo “Servidor DNS alternativo” vamos colocar: 8.8.4.4.

Resta apenas alterar no “Protocolo IP Versão 6”, sendo o mesmo processo alterando apenas os dados que vamos inserir. No campo “Servidor DNS preferido” vamos colocar: 2001:4860:4860::8888; e no campo “Servidor DNS alternativo” vamos colocar: 2001:4860:4860::8844.

Agora resta repetir este processo para as restantes placas de rede, um processo bastante simples, passando a usares o DNS da Google.
Mas atenção existem outros DNS disponíveis, como por exemplo o da Open DNS.

Brevemente este tutorial estará disponível para outras plataformas, desde Android, Mac OS e iOS.

Partilhar...
Daniel Sousa @TutoDS
Youtuber e amante de tecnologia! Comecei com o Youtube e agora avancei para a criação deste site com o objectivo de partilhar notícias, dicas, tutoriais, tudo ligado ao ramo da tecnologia!

2 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta